AMF estreita laços entre o futsal e a universidade

16:05:00

Durante todo o ano, equipe foi alvo de pesquisas acadêmicas em diversas áreas. Arquivo Pessoal/Divulgação

O fim do ano é de fim de temporada no futsal, mas é também de encerramento de semestre para os universitários. E, na Associação Marauense de Futsal - AMF, o trabalho desenvolvido vai além do esporte e abre as portas para o conhecimento. 

Dessa forma, no último ano, o time recebeu diversos estudantes nas áreas de Educação Física, Fisioterapia e Nutrição da Universidade de Passo Fundo (UPF) que, através da equipe marauense, realizaram trabalhos de conclusão de curso e estágios que contribuíram com suas pesquisas e formações.

Com isso, a equipe marauense foi objeto de estudo de dois trabalhos de conclusão de curso em bacharel em Educação Física da UPF, ambos sob orientação do Prof. Me. Ben Hur Soares. Na oportunidade, Willian Fin apresentou o trabalho “Potência aeróbia em atletas profissionais de futsal de diferentes níveis competitivo”, já Daiane Tapparo realizou o trabalho “Relação existente sobre as capacidades físicas demarcadas, através da dermatoglifia nas séries bronze, prata, ouro do futsal gaúcho e liga nacional”.

De acordo com o Prof. Me. Ben Hur Soares, essa relação é importante para contribuir com as pesquisas na área. “A participação de acadêmicos no convívio diário de uma equipe de rendimento, em especial na AMF, faz com que o aluno possa vislumbrar neste contexto, as ações práticas dos conceitos teóricos recebidos na universidade. Os estudos realizados e apresentados juntamente com as coletas efetivadas com o plantel da equipe, foram importantes não só para a formação acadêmica dos alunos, mas para a ciência voltada a modalidade, haja visto que os trabalhos realizados apontaram aspectos relevantes em suas análises e serão publicados no meio, auxiliando a formação acadêmica de novos profissionais”, ressaltou

Na área de estágio, a AMF também recebeu seis acadêmicos dos níveis V e VI do curso em bacharel em Educação Física, que realizaram trabalhos observacionais semanalmente junto à equipe adulta da AMF. Os estudantes envolvidos foram Cíntia Bonafé, Deividi Laidens Anhaia, Diego Alex Gandolfi, Edson Gustavo Dalbosco, Elisandra Segala Boff e Tanise Paggotto. Ainda, o formando do curso de Fisioterapia, Gabriel Felimberti, realizou atendimentos na área também junto ao time.

Conforme o coordenador e professor do curso de Fisioterapia da UPF, Fabiano Chiesa, é importante o time abrir as portas para estudantes realizarem trabalhos universitários. “É de extrema importância para a consolidação de um fisioterapeuta com competências fundamentais. Por outro lado, mostra que o que está sendo feito e realizado pelos profissionais da comissão técnica tem cientificidade comprovada. Os times de ponta têm sempre uma universidade como retaguarda para auxiliar nas avaliações e tratamentos dos atletas com foco na performance e restabelecimento rápido das lesões”, concluiu.

Ainda, a área de Nutrição também foi alvo de estudos na equipe com o trabalho “Estado nutricional de jogadores de futsal da região norte do estado do Rio Grande do Sul: um estudo multicêntrico”, orientado pelo Prof. Esp. Felipe Amende Leal, e realizado pela formanda em Nutrição da UPF, Laurem Helena Alves.

You Might Also Like

0 comments